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Correio da Educação

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* José António Fernandes

 


Para descrever um processo de instrução é necessário ter em consideração um conjunto de normas explícitas ou implícitas, com origem em agentes externos, na instituição escolar e nos próprios professores. Estas normas, reguladas por convenções, hábitos, costumes e tradições, afetam as várias dimensões do processo de estudo.
No caso dos professores, mais do que um elevado nível de conhecimentos matemáticos, eles precisam de ter uma profunda compreensão da Matemática que ensinam, que inclui um conhecimento suficiente das interconexões e relações entre os diferentes conceitos matemáticos e suas aplicações, para além de outros conhecimentos não estritamente matemáticos que são necessários à organização e implementação do ensino. (Leitura integral)

 

* José António da Silva Fernandes é Professor Associado na Universidade do Minho. Atua na área de Ciências da Educação, sendo autor ou co-autor de numerosos trabalhos científicos e tendo estado ligado à lecionação das disciplinas seguintes: Metodologia do Ensino da Matemática; Metodologia de Investigação em Educação; Investigação em Supervisão Pedagógica em Ensino de Matemática; Observação de Práticas de Ensino e de Formação em Matemática.

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